sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009
A Polegarzinha ... 2009
Agrupamento de Escolas Terras de Xisto
Leitura de um conto
1ª actividade da Biblioteca com a aluna Flávia Lucas
— A aluna Flávia Lucas, do 7º A, leu a sua primeira história aos alunos do 1º ciclo: A história escolhida foi «A Polegarzinha» de Hans Christian Andersen.
Os alunos deslocaram-se à Biblioteca (sala do 1º ciclo) em quatro grupos, de acordo com o seu ano de escolaridade.
Após a leitura da história, acompanhada pela projecção das principais imagens da mesma, através de transparências.
Posteriormente, cada aluno levou para a aula uma imagem diferente para colorir e finalmente recontarem em conjunto a história ao seu professor (cada um contou a parte correspondente à imagem que tinha colorido).
Os alunos do 1º ciclo gostaram da história e da actividade em si e a Flávia também gostou da experiência.
Soraya Oliveira
— Gostei de contar a história aos alunos do 1º ciclo porque gosto de contar histórias e gosto da história d’«A Polegarzinha».
Foi uma actividade diferente.
Flávia Lucas
A história (resumo)
Era uma vez uma mulher que queria muito ter um filho mas não sabia como arranjar um.
Foi ter com uma bruxa que lhe deu um grão mágico e, quando ela o plantou num vaso, nasceu uma linda flor com uma menina muito pequenina e que ficou a chamar-se Polegarzinha.
Uma noite apareceu um sapo que a levou para um lago onde vivia com o seu filho. O filho do sapo era feio e a Polegarzinha ficou triste. Felizmente apareceu um peixe que a levou para longe... mas depois apareceu um escaravelho que lhe deu para comer pólen das flores e queria casar com ela. A seguir apareceram escaravelhas que disseram que a Polegarzinha era feia.
Ela ficou sozinha e fez a sua casa debaixo de uma folha.
Viveu bem no Verão e no Outono, mas no Inverno foi bater à porta de um rato do campo cheia de fome e frio. Este acolheu-a na sua casa. Depois foi conhecer o toupeiro que os levou a visitar a sua casa e com quem ela iria casar.
No caminho, a Polegarzinha encontrou uma andorinha quase morta e salvou-a.
Antes do casamento com o toupeiro, a Polegarzinha foi-se despedir do sol. Apareceu a andorinha e a Polegarzinha foi com ela para longe – para o país das Flores e conheceu um príncipe: o rei das Flores.
Casaram e viveram felizes para sempre.
Flávia Lucas