segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

A Feira do Euro, na nossa escola 2009






Feira do Euro


A actividade «Feira do Euro - De Mãos Dadas com a Solidariedade» foi bem sucedida devido à soma dos seguintes factores:

• Por um lado, toda a comunidade escolar contribuiu com artigos para serem vendidos na Feira: Tanto pais, Encarregados de Educação e alunos, como os professores e funcionários ofereceram artigos em muito bom estado e outros novos (É de sobressair o trabalho dos professores do 1° ciclo). Por outro, foi feito o aproveitamento do muito vestuário deixado na escola (que foi todo lavado e preparado para o efeito - Obrigada D. Angélica).
• Vários funcionários prestaram uma grande ajuda, quer na organização do espaço da Feira, quer contribuindo com ideias e sugestões. A D. Helena da Biblioteca empenhou-se muito, sem minimizar a colaboração da D. Fernanda, da D. Cristina, da D. Luísa e do sr. Daniel.
• Para os dois dias em que a Feira decorreu, todos os professores pertencentes à equipa da Biblioteca e a professora Marta Pacheco, de E.M.R.C. se disponibilizaram para ficar no local e nunca faltaram pessoas para tomar conta do espaço. Houve mesmo quem excedesse as expectativas e ficasse muito mais tempo do que o esperado (como foi o caso da professora Ana Monteiro) e mesmo quem, não sendo sequer da equipa da Biblioteca, esteve a ajudar nas vendas (como a professora Joaquina e a professora Paula Martins, esta última que esteve quase sempre presente).
• Como os melhores artigos foram vendidos rapidamente, houve vários contributos no decorrer da Feira, de acordo com as necessidades (como livros de estudo do 1° ciclo, cedidos pelo professor César e pela professora Rosa, e brinquedos, oferecidos pela D. Helena, que até vendeu artigos fora da Feira, trazendo apenas o dinheiro).
• A grande participação de professores, funcionários, alunos e Encarregados de Educação na compra de artigos foi louvável, pois muitos compraram artigos apenas para ajudar, havendo mesmo quem desse só o dinheiro.
• O dinheiro realizado (cerca de 400 Euros) juntamente com a contribuição de três anónimos (perfazendo um total de 500 Euros), permitiu a aquisição de 7 cabazes, cuja entrega foi realizada pelo Conselho Executivo, os presidentes das Juntas de Freguesia, a professora de E.M.R.C. e a Coordenadora da Biblioteca.
• Foram ainda disponibilizados os artigos que sobraram da Feira para as famílias, às quais foram atribuídos os cabazes, poderem escolher roupa e outros artigos para o agregado familiar, se assim o desejarem.
• Os restantes artigos não vendidos serão oferecidos a instituições que lhes possam dar bom uso.

Finalizando e resumindo: a actividade foi bem sucedida porque todos colaboraram, o que permitiu concretizar os objectivos ligados à solidariedade e os relativos ao convívio da comunidade escolar.

Prof. Soraya