quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Enigma do Mês de Outubro de 2011

Solução do

1º Enigma

O grande poeta português

FERNANDO PESSOA

Fernando António Nogueira Pessoa nasceu em Lisboa a 13 de Junho de 1888 e morreu na mesma cidade a 30 de Novembro de 1935, mais conhecido como Fernando Pessoa, foi um poeta e escritor português.

É considerado um dos maiores poetas da Língua Portuguesa, e da Literatura Universal, muitas vezes comparado com Luís de Camões.

Foi educado na África do Sul, para onde foi aos seis anos em virtude do casamento de sua mãe, Pessoa aprendeu perfeitamente o inglês, língua em que escreveu poesia e prosa desde a adolescência. Das quatro obras que publicou em vida, três são na língua inglesa.

Ao longo da vida trabalhou em várias firmas comerciais de Lisboa como correspondente de língua inglesa e francesa. Foi também empresário, editor, crítico literário, jornalista, comentador político, tradutor, inventor, astrólogo e publicitário, ao mesmo tempo que produzia a sua obra literária em verso e em prosa. Como poeta, desdobrou-se em múltiplas personalidades conhecidas como heterónimos, objeto da maior parte dos estudos sobre sua vida e sua obra.


Este enigma foi desvendado pela aluna Ana Almeida do 7º A

Sem comentários: